Somente Cristo! Somente a Bíblia!

"Fiz uma aliança com Deus: que ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer, tanto para esta vida quanto para o que há de vir." - Martinho Lutero

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Comparação de Votos Batismais Revela Sutilezas das Mudanças Doutrinárias da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Todo sincero membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia e pleno conhecedor de suas doutrinas já deve ter feito perguntas como: Por que em muitas de nossas publicações (antigas, aliás) diz-se uma coisa e, em nossos púlpitos, fala-se outra hoje?

A Igreja Adventista do Sétimo Dia, como organização, teima em afirmar que não há conflitos doutrinários, que as famosas, mas misteriosas reuniões com os evangélicos na década de 1950 apenas confirmaram nossas antigas posições. Por incrível que pareça, esses pastores tratam a membresia leiga, assim como a toda a comunidade evangélica/protestante, como "ingênua" e "tola", crendo que ninguém nada percebe.

Alguns adventistas já devem ter sentido isso após ter perguntado ao seu pastor acerca de algumas estranhas declarações feitas por ele próprio no púlpito, ou ainda surgidas em publicações atuais da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Fazendo comparações entre alguns votos batismais de diferentes anos. Perceb-se, então, que há conflitos doutrinários entre eles, e o pior, uma mudança sutil nos itens que os compõem. Conferindo os dois últimos votos publicados e utilizados, é possível descobrir que os novos adventistas, recém-batizados, estão sendo, ignorantemente, condicionados a aceitar uma Nova Teologia, que já é oficialmente a posição doutrinária da denominação.
Abaixo encontram-se tabelas comparativas com destaque para as principais alterações doutrinárias admitidas de forma oficial. Muitas dessas alterações são de natureza sutil, o que exige uma análise mais acurada.

Tentou-se reproduzir, da maneira mais fiel possível, inclusive com os erros naturais de editoração. Será interessante, para quem desejar, comparar com votos mais antigos: a discrepância será mais nítida...

1986 X 1997/1998

Nº do Voto
Antigo Voto Batismal (~1986)
conforme "Certificado de Batismo / AP"
Pontos similares com o Antigo Voto Batismal (~1997/1998) conforme "Orientações Para o Novo Membro - 1998 / AP"
1
Crê em Deus, o Pai, em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo?
Você crê em Deus como ensinam as Escrituras, ou seja, que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, constituem-se em um só Deus, denominando-se "A Trindade"?
2
Aceita a morte de Jesus no calvário, no Calvário, como sacrifício expiatório pelos pecados dos homens, e crê pela fé em Seu sangue derramado, os homens são salvos do pecado e de sua penalidade?
Aceita a morte de Jesus no calvário, como a única saída do homem para o perdão e transformação, mediante a fé neste sacrifício vicário?

3
Havendo renunciado ao mundo e a seus caminhos de pecado, aceitou a Jesus Cristo como Seu Salvador pessoal, e crê que Deus, pelos méritos de Cristo, lhe perdoou os pecados e lhe concedeu um novo coração?
--- Sem similar ---
4
Aceita pela fé a justiça de Cristo, reconhecendo-O como seus intercessor no santuário celestial, e reclama Sua promessa de fortalecê-lo pela presença do Espírito Santo em seu coração, de maneira a receber o poder para fazer Sua vontade?


(Compare negrito com voto nº 6)
(Voto nº 03)

Aceita que a expiação do homem foi iniciada na cruz, ao Jesus derramar seu próprio sangue como vítima, e que este processo expiatório continua no céu através da intercessão de Jesus no santuário celestial, onde agora na qualidade de sacerdote, ministra em nosso favor o Seu próprio sangue?
5
Crê que a Bíblia é a inspirada Palavra de Deus, e que constitui a única regra de fé e prática para o cristão?


(Voto nº 04)

Aceita a Bíblia como a única regra de fé e prática para o cristão, constituindo-se na carta de Deus ao homem, e que homens santos foram inspirados para escrevê-la?
6
Aceita os Dez Mandamentos como ainda vigorantes para o cristão; e é seu propósito, pelo poder da presença de Cristo no coração, guardar esta lei, inclusive o quarto mandamento, que requer a observância do sétimo dia da semana como o sábado do Senhor?
(Voto nº 05)

Aceita a Lei moral de Deus conforme registrada em Êxodo 20 como ainda vigente, e é seu propósito, pelo poder de Cristo, observá-la em sua totalidade, inclusive o quarto mandamento que se refere à guarda do sétimo dia da semana, que é o sábado, bem como ensiná-la àqueles que não a conhecem?
7
É a breve volta de Jesus a bendita esperança em seu coração, e é seu propósito preparar-se pessoalmente para o encontro com o Senhor, e fazer todo o possível para testemunhar de Sua amorosa salvação, bem como, pela vida e palavra, ajudar outros a prepararem-se para o Seu glorioso aparecimento?
(Voto nº 06)

Você crê que Jesus veio a primeira vez a esta terra num corpo de humilhação, nascendo numa humilde manjedoura, e que Ele mesmo virá uma segunda vez, porém agora vitoriosamente num corpo glorioso, para buscar Seus fiéis de todos os tempos, e levá-los para Suas moradas eternas? Tem você o desejo de partilhar esta mensagem com outros?
8
Aceita o ensino bíblico dos dons espirituais, e crê que o dom de profecia na igreja remanescente é uma das características dessa igreja?
(Voto nº 07)

Segundo a Bíblia, a igreja verdadeira dos últimos dias será caracterizada pela guarda dos mandamentos e pela manifestação do dom profético que a orientaria. Crê você que na pessoa de Ellen G. White temos o cumprimento total e inconfundível desta profecia?
9
Crê na organização da Igreja, e é seu propósito sustentar a Igreja com os dízimos e ofertas, esforço pessoal e influência?
(Voto nº 08)

Você crê que a doutrina bíblica dos dízimos e ofertas percentuais, é uma providência divina para o sustento de Sua Igreja na Terra, e é o seu propósito ser fiel a Deus sob todas e quaisquer circunstâncias, no cumprimento desta doutrina?
10
Crê que o corpo é o templo do Espírito Santo, e que é seu dever honrar a Deus cuidando do mesmo evitando o uso daquilo que é prejudicial, abstendo-se de todos os alimentos imundos, do uso, manufatura ou venda de fumo em qualquer de suas formas, para consumo humano; o mesmo com respeito às bebidas alcoólicas; e ainda do uso indevido ou tráfico de narcóticos e outras drogas?
(Voto nº 09)
Você aceita que as leis de saúde, conforme registradas na Bíblia e nos livros do Espírito de Profecia, vigoram até hoje, e que ao Deus criá-las tinha em mente nosso mais alto bem estar físico, mental e espiritual, e propõe-se você observar estas leis e ainda ensiná-las a outros?
11
Conhecendo e acompanhando os princípios bíblicos básicos, tais como os ensina a Igreja adventista do Sétimo Dia, é seu propósito, pela graça de Deus ordenar a vida em conformidade com estes princípios?
--- Sem similar ---

12
Aceita o ensino do Novo Testamento no tocante ao batismo por imersão, e deseja ser batizado dessa maneira como manifestação pública de sua fé  em Cristo e do perdão de seus pecados?
(Voto nº 11)

É seu sincero desejo demonstrar publicamente a sua conversão a Cristo, através do batismo por imersão, desvestindo-se do velho homem que se corrompe segundo a carne, e revestindo-se do novo homem formado segundo Cristo?
13
Crê que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a igreja remanescente da profecia bíblica, e que pessoas de todas as nações, raças e línguas são convidadas a fazer parte de sua comunhão, e a ser nela aceitas? Deseja ser membro desta congregação local da Igreja Mundial?
(Voto nº 12)
Você crê que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a Igreja remanescente da profecia bíblica, e é seu desejo fazer parte deste povo do advento?

1997/98 X 2001



Nº do Voto
Antigo Voto Batismal (~1997/1998)
conforme "Orientações Para o Novo Membro - 1998 / AP"
Novo Voto Batismal (2001)
conforme "Certificado de Batismo - 2001 / AP"
1
Você crê em Deus como ensinam as Escrituras, ou seja, que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, constituem-se em um só Deus, denominando-se "A Trindade"?
Você crê, como ensinam as Escrituras, que o Pai, o Filho e o Espírito Santo Se constituem em um só Deus, denominado a Trindade?
2
Aceita a morte de Jesus no calvário, como a única saída do homem para o perdão e transformação, mediante a fé neste sacrifício vicário?
Aceita a morte de Jesus no Calvário, como o único caminho para o perdão e transformação mediante a fé neste sacrifício?
3
Aceita que a expiação do homem foi iniciada na cruz, ao Jesus derramar seu próprio sangue como vítima, e que este processo expiatório continua no céu através da intercessão de Jesus no santuário celestial, onde agora na qualidade de sacerdote, ministra em nosso favor o Seu próprio sangue?
Aceita que a expiação do homem foi consumada na cruz, quando Jesus derramou o próprio sangue como sacrifício, e que esse processo expiatório continua no Céu através da intercessão de Cristo no Santuário Celestial, onde ministra como Sacerdote em nosso favor?
4
Aceita a Bíblia como a única regra de fé e prática para o cristão, constituindo-se na carta de Deus ao homem, e que homens santos foram inspirados para escrevê-la?
Aceita a Bíblia como a única regra de fé e prática para o cristão, constituindo-se na carta de Deus ao homem, e que homens santos foram inspirados para escrevê-la?
5
Aceita a Lei moral de Deus conforme registrada em Êxodo 20 como ainda vigente, e é seu propósito, pelo poder de Cristo, observá-la em sua totalidade, inclusive o quarto mandamento que se refere à guarda do sétimo dia da semana, que é o sábado, bem como ensiná-la àqueles que não a conhecem?
Aceita a Lei Moral de Deus conforme registrada em Êxodo 20 como ainda vigente, e é seu propósito, pelo poder de Cristo, observá-la em sua totalidade, inclusive o quarto mandamento que se refere à guarda do sétimo dia da semana, que é o Sábado, bem como ensiná-la àqueles que não a conhecem?
6
Você crê que Jesus veio a primeira vez a esta terra num corpo de humilhação, nascendo numa humilde manjedoura, e que Ele mesmo virá uma segunda vez, porém agora vitoriosamente num corpo glorioso, para buscar Seus fiéis de todos os tempos, e levá-los para Suas moradas eternas? Tem você o desejo de partilhar esta mensagem com outros?
Você crê que Jesus veio a primeira vez a esta Terra, num corpo de humilhação, nascendo numa manjedoura e que Ele mesmo virá uma segunda vez, agora vitoriosamente num corpo glorioso, para buscar os fiéis de todos os tempos e levá-los para Suas moradas eternas? É seu desejo partilhar esta mensagem com os outros?
7
Segundo a Bíblia, a igreja verdadeira dos últimos dias será caracterizada pela guarda dos mandamentos e pela manifestação do dom profético que a orientaria. Crê você que na pessoa de Ellen G. White temos o cumprimento total e inconfundível desta profecia?
Segundo a Bíblia, a igreja verdadeira dos últimos dias será caracterizada pela guarda dos mandamentos e pela manifestação do Dom Profético. Você crê que temos na pessoa de Ellen G. White o cumprimento dessa doutrina?
8
Você crê que a doutrina bíblica dos dízimos e ofertas percentuais, é uma providência divina para o sustento de Sua Igreja na Terra, e é o seu propósito ser fiel a Deus sob todas e quaisquer circunstâncias, no cumprimento desta doutrina?
Você crê que o ensino bíblico dos dízimos e ofertas é uma providência divina para o sustento de Sua Igreja na Terra, e é seu propósito ser fiel no cumprimento dessa doutrina?
9
Você aceita que as leis de saúde, conforme registradas na Bíblia e nos livros do Espírito de Profecia, vigoram até hoje, e que ao Deus criá-las tinha em mente nosso mais alto bem estar físico, mental e espiritual, e propõe-se você observar estas leis e ainda ensiná-las a outros?
Você aceita que as leis de saúde, conforme registradas na Bíblia e nos livros do Espírito de Profecia, vigoram até hoje, e que, ao criá-las, Deus tinha em mente nosso melhor bem-estar físico, mental e espiritual?
10
É o seu desejo que a modéstia cristã, principalmente no que se refere a aparência exterior, seja seu estilo natural de vida?
É seu desejo manter os princípios da modéstia cristã, inclusive no que se refere à aparência exterior, como seu estilo natural de vida?
11É seu sincero desejo demonstrar publicamente a sua conversão a Cristo, através do batismo por imersão, desvestindo-se do velho homem que se corrompe segundo a carne, e revestindo-se do novo homem formado segundo Cristo?É seu sincero desejo demonstrar publicamente a sua conversão a Cristo, através do batismo por imersão, desvestindo-se assim do velho homem, e revestindo-se do novo homem formado segundo Cristo?
12
Você crê que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a igreja remanescente da profecia bíblica, e é seu desejo fazer parte deste povo do advento?Você crê que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a Igreja remanescente da profecia bíblica, e é seu desejo fazer parte deste povo do advento?

Opinião da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Movimento de Reforma Sobre Essas Mudanças Doutrinárias da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Teólogos adventistas começaram a dialogar com os evangélicos na década de 1950. O resultado de suas discussões encontra-se no livro "Questions on Doctrine" que anula alguns dos primeiros ensinos adventistas. O resultado desses diálogos pode ver-se nas novas idéias que se têm desenvolvido referentes à natureza de Cristo no nascimento, a expiação, o juízo investigativo, o santuário celeste e o ministério de Cristo nele; e, especialmente, a ideia de que o pecado não será erradicado de nosso caráter e de nossa vida antes da vinda de Cristo. Esta é uma brevíssima e suscinta referência aos ensinos ditos como a Nova Teologia.

Bill May, quando trabalhava como secretário da União Sudoeste da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com sede em Burleson, Texas, escreveu uma carta, em 1981, informando aos irmãos a crescente crise teológica da Igreja Adventista. Parte de sua carta é citada a seguir (citado de uma publicação intitulada "It's Time to Speak up", de Pilgrims Rest, Harrisburg, Illinois.):

"A 'nova teologia' está tomando pé em toda a Divisão Norte-Americana. Ela ensina o seguinte, acerca da doutrina Adventista do Sétimo Dia:
  1. Que não somos a igreja remanescente.
  2. Que a tríplice mensagem está invalidada.
  3. Que o sábado do sétimo dia não tem importância.
  4. Que a mensagem sobre os alimentos 'limpos e imundos' é falsa. Todos os alimentos são limpos.
  5. Que Ellen G. White em nada deve ser acreditada a não ser talvez em certas sugestões acerca de viver bem a vida.
  6. Que a própria Bíblia não é de confiança a não ser em matéria estritamente espiritual. ...
  7. Ensinam também que tudo o que importa é aceitar a Jesus. Desse momento em diante a pessoa é justificada, que, dizem eles, significa que a cobertura de Cristo abrange não só o passado mas também o futuro. A pessoa nunca pára de pecar, mas isso não importa. O pecado será removido na segunda vinda; assim, não se preocupem com ele."
Há alguns anos o autor... perguntou ao pastor Robert H. Pierson após sua renúncia à presidência da Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia: "Irmão Pierson, no seu entender, qual é o ômega da apostasia mencionado em Mensagens Escolhidas, Vol. 1, págs. 197, 200, 203?" Ele disse: "Em sentido geral, são as novas idéias que estão sendo propagadas pela Nova Teologia, em conflito com o Adventismo tradicional". - Extraído de Considerações Sobre a Nova Teologia, A. Balbach, Edições Vida Plena.

Nenhum comentário: