Somente Cristo! Somente a Bíblia!

"Fiz uma aliança com Deus: que ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer, tanto para esta vida quanto para o que há de vir." - Martinho Lutero

domingo, 18 de setembro de 2011

Igreja Adventista Cristã



 A 1ª e Mais Antiga Igreja Adventista Ainda Existente, Organizada a Partir do Movimento Millerita: Não É Sabatista.


A Igreja Adventista Cristã é uma denominação evangélica com cerca de 35.000 membros em 325 congregações no Canadá e nos Estados Unidos. Além de sua associação norte-americana, a Igreja Adventista Cristã mantém trabalho missionário em 11 países: Índia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, México, Honduras, Croácia, Nigéria, Libéria e Gana – com cerca de 28.000 membros nessas congregações estabelecidas nesses países. Além de sua associação norte-americana,.

A Igreja Adventista Cristã é uma das cerca de seis denominações cristãs que cresceu a partir do ministério de William Miller (1.782-1849). Um capitão do Exército EUA que lutaram na guerra de 1812, Miller foi convertido do deísmo em 1818 e começou a vários anos de estudo intenso da Bíblia que o levou a concluir que Jesus Cristo retornaria à Terra pessoal e visivelmente a todos em 1843. Durante a década de 1830, Miller pregou a mensagem em congregações, em pequenas cidades, em toda a Nova York, Nova Inglaterra e Canadá oriental. Ao chegar em Boston, em 1840, Miller encontrou Joshua Himes, um pastor cuja atuação jornalística e habilidades em relações públicas traria mensagem de Miller à atenção nacional.

Miller nunca pretendeu que esse trabalho levasse ao estabelecimento de uma nova denominação. Mas, durante a mensagem de início atraiu enorme interesse e um número de seguidores. Em 1844, quase mil professores tinham se espalhado por todo o nordeste dos EUA para proclamar que Jesus Cristo retornaria à Terra em torno de 22 outubro de 1844. Quando isso não aconteceu, os adventistas (como os seguidores de Miller se tornaram conhecidos) lentamente organizaram-se em seis grupos distintos, cada um com uma compreensão um pouco diferente da mensagem adventista. A Conferência Geral Adventista Cristã foi criada formalmente em 1860.

Além do trabalho missionário mencionado acima, a Igreja Adventista Cristã mantém um escritório denominacional em Charlotte, Carolina do Norte e escritórios regionais em Princeton, NC (Sul); Lenoir NC (Appalachian); Rochester, NH (Oriental); St. Louis, Mo (Central), e Lewiston, Idaho (oeste). Agências filiadas com a Conferência Geral Adventista Cristã incluem Aurora University (Aurora, Illinois); Advent Christian Village (Dowling Park, Flórida); Alton Bay Christian Conference Center (Alton Bay, NH); Berkshire Christian College (Haverhill, Massachusetts) e Vernon Advent Christian Home (Vernon, Vermont). Através Berkshire Christian College, a denominação do Centro de patrocinadores para Estudos Adventistas Cristãos do Seminário Teológico Gordon-Conwell em S. Hamilton, Massachusetts.

A Igreja Adventista Cristã mantém filiação com Associação Nacional de Evangélicos (NAE), o Conselho Evangélico de Contabilidade Financeira (ECFA), e a Associação das Missões Exteriores Evangélicas (EFMA) ..

A Conferência de Albany


A Conferência de Albany, que começou em 1845, foi um dos principais grupos resultantes e incluía muitos dos principais líderes mileritas, como o próprio Miller. A Igreja Adventista Cristã tem suas raízes neste grupo.

Jonathan Cummings


Jonathan Cummings (1817-1894), [1] um discípulo de Miller, que redefiniu a previsão da vinda de Cristo para 1854, também foi influente sobre as pessoas que fundaram a Associação Adventista Cristã. A terceira raiz dos adventistas cristãos é encontrada na ascensão da doutrina da imortalidade condicional entre os adventistas pregadores como Charles F. Hudson (1795-1881) e George Storrs (1796-1879). Eles acreditavam que só os remidos receberiam a vida eterna, a morte seria um estado inconscientemente, esperando a ressurreição e o julgamento final. No momento do julgamento, os maus sofreriam extinção. Esses ensinamentos os separaram de alguns dentro do movimento millerita.

Crenças

A doutrina da Igreja Adventista Cristã inclui a crença na Bíblia como a infalível regra de fé e prática, a salvação disponível para todos, condicionada ao arrependimento, a fidelidade de fé, e para Deus, e o iminente retorno de Jesus Cristo. A doutrina do "estado inconsciente intermediário dos mortos" e "imortalidade condicional" – “Nós nós cremos que a morte é uma condição de inconsciência para todas as pessoas, justas e ímpias, uma condição que permanecerá inalterada até a ressurreição na Segunda Vinda de Cristo, em cujo tempo os justos receberão a vida eterna, enquanto os maus serão "punidos com a destruição eterna;" o sofrimento é a extinção completa do ser – o que os separa de uma série de outros cristãos evangélicos. A Igreja Adventista Cristã aceita apenas duas ordenanças: o batismo por imersão e a Ceia do Senhor. Adotam a forma de governo eclesiástico congregacional, cultuando a Deus no domingo, não aos sábados.

Teólogos adventistas cristão, como John H. Crouse, defendem uma visão historicista do livro do Apocalipse , considerando-a como uma descrição dos acontecimentos da época da igreja primitiva até a segunda vinda de Cristo (por exemplo, a ascensão da Igreja Católica, que eles acreditavam que era a "besta escarlate", a Reforma Protestante, etc).

No ministério, a igreja coopera com as missões, a educação, publicações, casas, e um acampamento. A Conferência Geral da Igreja Adventista Cristã se reúne a cada três anos. Sua sede denominacional está localizada em Charlotte, Carolina do Norte, EUA.

Declaração de Princípios Adventista Cristã

1.      Nós cremos que a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus, sendo em sua totalidade uma revelação dada ao homem sob inspiração divina e providência; que as suas declarações históricas estão corretas, e que é o único padrão divino e infalível de fé e prática.

2.      Nós cremos, como revelado na Bíblia:

a.       Em um só Deus, nosso Pai, eterno e infinito em sua sabedoria, amor e poder, o Criador de todas as coisas, "em quem vivemos, nos movemos e temos nosso ser."

b.      E em Jesus Cristo, nosso Senhor, o Filho unigênito de Deus, concebido do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria; que veio ao nosso mundo para buscar e salvar o que estava perdido; que morreu por nossos pecados, que foi ressuscitado corporalmente dentre os mortos para nossa justificação; que subiu no céu como nosso Sumo Sacerdote e Mediador, e que virá novamente no final desta época, para julgar os vivos e os mortos, e reinar para todo o sempre.

c.       E no Espírito Santo, o Consolador, enviado por Deus para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo, pela qual somos santificados e selados até o dia da redenção.

3.      Nós cremos que o homem foi criado para a imortalidade, mas que através do pecado ele perdeu sua herança divina; que, por causa do pecado, a morte entrou no mundo, e passou a todos os homens, e que somente através da fé em Jesus Cristo, o Divino ordenador e doador da vida, os homens podem se tornar "participantes da natureza divina", e viver para sempre.

4.      Nós cremos que a morte é uma condição de inconsciência para todas as pessoas, justos e ímpios, uma condição em que permanecerá inalterado até a ressurreição na Segunda Vinda de Cristo, momento em que os justos receberão a vida eterna, enquanto os maus serão "punidos com a destruição eterna; "sofrimento extinção completa do ser.

5.      Nós cremos que a salvação é gratuita para todos aqueles que, nesta vida e nesta época, aceitá-lo nas condições impostas, quais as condições são simples e inflexível, ou seja, voltando-se de pecado, arrependimento para com Deus, a fé no Senhor Jesus Cristo, e uma vida de consagração ao serviço de Deus; excluindo assim toda esperança de uma liberdade condicional futura ou de salvação universal.

6.      Nós cremos que Jesus Cristo, segundo a sua promessa, há de vir a esta terra, mesmo "da mesma maneira", como ele entrou no céu - pessoalmente, visivelmente e gloriosamente - a reinar aqui para sempre, e que esta vinda é a esperança da igreja, na medida em que sobre Aquele que vem depende a ressurreição e a recompensa dos justos, a abolição do pecado e suas conseqüências, e a renovação da terra - agora manchada pelo pecado - para se tornar o lar eterno dos remidos, após o qual evento a terra será para sempre livre do pecado e da morte.

7.      Nós cremos que a profecia bíblica tenha indicado o tempo aproximado do retorno de Cristo, e comparando o seu testemunho com os sinais do nosso tempo, estamos confiantes de que ele está próximo, "às portas", e nós cremos que o grande dever da hora é a proclamação da redenção e breve retorno, a defesa da autoridade da Bíblia, a inspiração e a verdade, e a salvação dos homens perdidos.

8.      Cremos que a igreja de Cristo é uma instituição de origem divina, que inclui todos os verdadeiros cristãos, de qualquer nome, mas que a organização da igreja local deve ser independente do controle externo, congregacional no governo, e sem subordinação a padre, bispo ou papa - apesar de verdadeira comunhão e unidade de ação dever existir entre todas as organizações.

9.      Nós cremos que as únicas ordenanças da igreja de Cristo são o Batismo e a Ceia do Senhor; a imersão sendo o único batismo verdadeiro.

10.  Nós cremos que o primeiro dia da semana, como o dia reservado pela Igreja primitiva, em comemoração da ressurreição de Cristo, deve ser observado como o sábado cristão, e usado como um dia de descanso e culto religioso.

11.  Nós cremos que a guerra é contrária ao espírito e os ensinamentos de nosso Senhor e Mestre, Jesus Cristo, que é contrária ao espírito de verdadeira fraternidade, e que a nossa influência deve ser usado contra ela. Cremos que a Bíblia ensina também que o governo devidamente constituído foi ordenado por Deus e é um instrumento divino para o bem estar do homem e proteção. Quando um Cristão do Advento decide com base nas Escrituras e na consciência, seja para portar armas ou submeter-se a sanção aplicada por sua recusa em fazê-lo, as congregações cristãs locais do Advento devem estender a comunhão e continuar a nutrir.


[ edit ] StatisticsEstatísticas

Em 2007, a Igreja Adventista Cristã  tinha cerca de 23.629 membros em 294 igrejas, menor, portanto, do que tinha em 1925, 28.297 membros e 537 igrejas, com a adesão relativamente estável durante os anos seguintes. [2] A maior concentração de igrejas está na costa leste da Estados Unidos, na Geórgia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Virgínia e Virgínia Ocidental. A igreja possui membros no Conselho Evangélico de Contabilidade Financeira, a Associação Evangélica Missões Exteriores, e a Associação Nacional de Evangélicos.

Fontes:

Midnight and Morning: The Millerite Movement and the Founding of the Advent Christian Church, 1831-1860 by Clyde E. Hewitt (Venture Books, 1984). (Meia-Noite e Manhã: O Movimento Millerita e a fundação da Igreja Adventista Cristã, 1831-1860 por Clyde E. Hewitt).

Millennial Fever and the End of the World: A Study of Millerite Adventism by George R. Knight (Boise, Idaho: Pacific Press, 1993) (Febre e Milenar do Fim do Mundo: Um Estudo do adventismo Millerita por George R. Knight) 


Para acessar a página da Conferência Geral Adventista Cristã, basta clicar no link abaixo:

Nenhum comentário: